A prévia do Censo IBGE 2022 publicada esta semana mostrou que a população do município chapadeiro de Piatã cresceu em mais de 20% entre 2021 e 2022. No ano anterior, foi um total de 16.864 habitantes; neste ano, 20.098. Nas redes sociais, o prefeito Marcos Paulo (PDT) comemorou o crescimento.
“Este aumento só demonstra que aqui é um dos melhor lugares para se viver. O nosso crescimento econômico aliado aos investimentos estruturais, principalmente nas áreas de educação, saúde e lazer, tem atraído pessoas de várias regiões que buscam qualidade de vida para virem morar em nosso município”, declarou o gestor na publicação.
“De quebra, estes números nos garante continuar recebendo os repasses federais como município 1.2, o que tínhamos perdido legalmente nos últimos dois anos, devido as estimativas decrescente da nossa população apontados pelo IBGE”, completou.
Mais antiga povoação da Chapada Diamantina, a cidade de Piatã também tem a característica de ser a mais alta de todo o Nordeste, com 1.180 metros de altitude. Ela fica num platô entre serras onde estão as nascentes do Rio de Contas e do Rio Machado.
O nome Piatã vem do tupi e significa ‘pé firme’, ‘a fortaleza’. O povoamento no local começou em meados do século XVII, com a descoberta, por garimpeiros, de minas nas Serras da Tromba e do Santana, o que atraiu grande número de aventureiros à procura de ouro e pedras preciosas.
Jornal da Chapada