Quem conhece o Vale do Pati sabe que seus encantos são muitos, o percurso de sua trilha leva a lugares maravilhosos. Entre cachoeiras, mirantes e outras diversas opções de atrativos, está o Morro do Castelo, que fornece uma vista incrível para contemplação.
Para chegar até esse majestoso mirante, o aventureiro deve atravessar um caminho íngreme, por isso é necessário estar preparado para subidas e descidas. Assim como qualquer outra trilha, é imprescindível a presença de um guia, para evitar acidentes e outros infortúnios.
Inclusive, é importante ressaltar que uma parte do Morro do Castelo, chamada de ‘Janela do Céu’, é um local proibido para turistas, pois é uma área muito frágil e perigosa devido à sua altitude. É possível admirar a grandeza do Vale do Pati sem precisar se arriscar. As normas de visitação da gruta estão disponíveis no site da Janoo (clique aqui).
Vale do Pati
Um dos trekkings mais famosos do país, o Vale do Pati, além de toda história local, possui belezas ricas e impressionantes, no qual há a recomendação de que o turista fique, no mínimo, três dias, para que consiga contemplar todo o local. No local, protegido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cerca de 110 famílias vivem basicamente do turismo.
A área é acessível apenas por caminhada ou em mulas ou cavalos. Dentre os pontos mais visitados, além do Mirante do Pati, há o Cachoeirão por Cima, um cânion de aproximadamente 300 metros de altura, no qual mais de 20 quedas d’água se formam nos períodos mais chuvosos.
Jornal da Chapada