Secretários municipais e servidores do poder executivo de Itaberaba estiveram reunidos na última quinta-feira (5) no Centro Integrado Administrativo para participarem do treinamento sobre o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC). A nova ferramenta de gestão utilizada pelo município chapadeiro é um software que deve ser utilizado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e órgãos de cada ente, com dados compartilhados e integrados aos sistemas estruturantes (gestão de pessoas, patrimônio, controle, etc). As palestras foram ministradas pelo secretário municipal da Fazenda, Natanaelson Miranda e pelo assessor contábil Marcos Dias.
O SIAFIC é uma solução de tecnologia da informação mantida e gerenciada pelo Poder Executivo, incluídos os módulos complementares, as ferramentas e as informações dela derivados, utilizada por todos os Poderes e órgãos referidos no art. 20 da Lei Complementar nº 101, de 2000, incluídas as defensorias públicas de cada ente federativo, resguardada a autonomia, e tem a finalidade de registrar os atos e fatos relacionados com a administração orçamentária, financeira e patrimonial. O sistema permite ainda o controle do orçamento, da situação patrimonial do ente público, da aplicação dos recursos dos entes federativos, demonstrativos contábeis, relatórios fiscais, entre outras ações.
De acordo com o Decreto nº 10.540/2020, o principal objetivo do SIAFIC é a uniformização dos dados contábeis, para trazer maior transparência em relação aos recursos públicos. Segundo o secretário da Fazenda, Natanaelson Miranda, o SIAFIC é um sistema mais rígido e exige mais atenção dos gestores. “O novo sistema exige uma cronologia processual bem mais ordenada, isso exige que os gestores trabalhem com planejamento”. O secretário destacou que o foco agora deve estar na gestão com responsabilidade fiscal, tudo para que possamos alcançar bons resultados na qualidade dos serviços públicos. “Nós secretários somos diretamente responsáveis pelas nossas execuções financeiras, somos ordenadores de despesas, essa responsabilidade agora não é só do prefeito, então temos que planejar e pensar nos resultados”, explicou o secretário.
Com a integração dos sistemas, o SIAFIC traz maior facilidade de operação e realização de processos. Por isso, o acesso e encaminhamento de informações se torna mais ágil. Por outro lado, auxilia na organização e padronização, além da tomada de decisão por parte da gestão pública. Outro benefício fundamental, como já mencionado, é a transparência, visto que dados confiáveis e de qualidade melhoram a qualificação e credibilidade dos municípios. Com informações de assessoria.