A maior feira de tecnologia do mundo, a CES (Consumer Eletronics Show), teve a sua edição de 2023 finalizada neste domingo (8). E, como todos os anos, as empresas do setor trouxeram grandes anúncios e inovações, incluindo a Sony, fabricante do PlayStation. A companhia compartilhou uma marca importantíssima: mais de 30 milhões de unidades do PlayStation 5 já foram vendidas desde o seu lançamento, em 2020.
A notícia foi dada na quarta-feira (4), e significa que pelo menos 10,7 milhões de unidades de PS5 já foram enviadas para os vendedores durante o atual ano fiscal da Sony, que termina no dia 31 de março de 2023. O objetivo da empresa para o ano fiscal é de vender 18 milhões de unidades – ou seja, ela tem menos de três meses para completar a meta e vender 7,3 milhões de unidades restantes. Vale notar que esse número é provavelmente exagerado, já que as estatísticas de vendas costumam ser modestas.
O presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, ainda disse que dezembro foi o mês em que mais consoles da nova geração foram vendidos, e que o aumento da disponibilidade de aparelhos significa que consumidores podem comprar mais. No entanto, o preço do PS5 ainda não reduziu significativamente, e no Brasil ainda está na faixa dos R$ 5.000, dificultado a sua aquisição pela maioria dos jogadores.
Uma opção para quem ainda não tem um console é usar dispositivos mais acessíveis, como celular ou computador, para se divertir sem gastar praticamente nada. Um exemplo são as plataformas de jogatina, e o sitedeapostasonline.net fez uma análise da 20Bet Brasil para que novos usuários conheçam a operadora antes de se aventurar. A 20Bet Brasil tem transmissão ao vivo de torneios esportivos e traz estatísticas para pessoas interessadas em arriscar a sorte dando o seu palpite nos resultados.
Carro com PS5
Além do anúncio sobre as vendas, a Sony também trouxe diversas novidades na CES 23; entre elas, o seu novo carro elétrico que promete trazer a experiência do PS5 completamente integrada no sistema. Durante o evento, o protótipo do veículo foi apresentado pelo presidente executivo da joint-venture entre Sony e Honda, Yasuhide Mizuno.
Chamado de Afeela, o carro elétrico trará, além da experiência do PS5 integrada em seu sistema, opções de mídia como filmes e música. Sua janela de lançamento está para a primavera de 2026 nos Estados Unidos (outono no Brasil), com uma pré-venda prevista para meados de 2025.
Não ficou claro se o Afeela terá o hardware do console de fato ou se a experiência será oferecida através de streaming na nuvem. O que se sabe é que a empresa quer focar em trazer entretenimento durante o transporte, o que está sendo feito com a introdução dos carros autônomos. Outras empresas também estão investindo nessa combinação, como a Nvidia que pretende levar o serviço por streaming do GeForce Now para carros da Hyundai, Polestar e BYD, e a Tesla Motors, que quer levar suporte ao Steam aos seus veículos.
O Afeela terá a capacidade de assumir o controle em situações como engarrafamentos, sendo equipado com uma direção autônoma nível 3. No entanto, assim que requisitado, o motorista deve retomar o controle. Para cumprir a sua função com maior eficácia e segurança, ele será equipado com 45 câmeras – a maioria externas, mas algumas internas, para monitorar o status do motorista.
O veículo também terá um processador Snapdragon da Qualcomm para reproduzir músicas, filmes e jogos, e usará a Unreal Engine da Epic Games para exibir as informações ao usuário. De acordo com o site The Verge, ele terá um preço competitivo em relação às marcas já existentes, como Audi, Volvo e Mercedes-Benz. Seu lançamento começará pelos Estados Unidos, seguido pelo Japão e Europa.