O repórter Marcos Losekann entrou no Supremo Tribunal Federal e mostrou a depredação feita por apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro com intenções golpistas, que invadiram as sedes dos Três Poderes. Confira abaixo a filmagem mostrando os estragos causados no STF:
https://twitter.com/brunoGUZZO/status/1612215548762378241
No Congresso, os terroristas usaram paus e pedra para quebrar vidros. Registros mostram janelas quebradas, pisos alagados e estruturas totalmente destruídas.
https://twitter.com/Binhosampas/status/1612170018795520002
Os bolsonaristas também invadiram o Palácio do Planalto, onde quebraram mais janelas juntamente com cadeiras, que ainda foram lançadas no espelho d’água do prédio. Vídeos da manhã desta segunda-feira (9) mostram funcionários retirando os assentos da água.
Bolsonaristas quebram cadeiras e vidros dentro do Palácio do Planalto. pic.twitter.com/gajeRb4NCs
— Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2023
Funcionários retiram cadeiras do espelho d'água do Planalto, atiradas pelos golpistas.#UOLemBrasília pic.twitter.com/eoj2cVD2iq
— Lucas Borges Teixeira (@lucasbteixeira) January 9, 2023
Os funcionários do Planalto ainda relataram encontrar vestígios de sangue, fezes e urina após os atos terroristas.
Segue a limpeza das salas destruídas do Planalto após atos golpistas. Há relatos de vestígios de sangue, fezes e urina.#UOLemBrasília pic.twitter.com/I8W5nimnbM
— Lucas Borges Teixeira (@lucasbteixeira) January 9, 2023
Neste momento, operários reconstroem a calçada na área externa do Palácio, destruída pelos bolsonaristas que utilizaram as pedras do piso para quebrar as vidrarias.
Agora, funcionários remontam a calçada na área externa do Palácio. O calçamento foi destruído para que os terroristas removessem as pedras e atirassem nos vidros e nas obras de arte.#UOLemBrasília pic.twitter.com/4q8rerDiZw
— Lucas Borges Teixeira (@lucasbteixeira) January 9, 2023
Na tarde de domingo (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um decreto de intervenção federal na área de segurança pública do Distrito Federal para manter a ordem pública, e disse que os terroristas serão punidos. Jornal da Chapada com informações do g1.