Após um hiato de dois anos por causa da pandemia de Covid-19, a Lavagem do Bonfim foi retomada nesta quinta-feira (12) e conta com a “estreia” de Bruno Reis na função de prefeito de Salvador. Segundo ele, o momento é de agradecer e pedir “sabedoria ao farol da Bahia, que é o Senhor do Bonfim”. “Eu faço [o trajeto] desde a época de menino, mesmo antes de atuar na vida pública. Faz parte da minha história de vida”, ressaltou o gestor soteropolitano.
Bruno avalia que a receptividade da população durante o cortejo será similar a vista por ele durante entregas, anúncios e lançamentos de obras e projetos na capital baiana. “Não será diferente aqui”, afirmou, para completar: “há uma relação de muita confiança entre a prefeitura e a população”.
“É uma das festas mais tradicionais da nossa cidade, do ponto de vista religioso, do ponto de vista de celebração da fé. Estaremos todos hoje, saindo da Conceição da Praia, rumo a Colina Sagrada, passando pelo Santuário de Santa Dulce”, indicou o prefeito, que destacou a retomada dos festejos com a participação popular.
Verão aquecido
O prefeito aproveitou o momento para comemorar os resultados do verão em Salvador, que mostram um mercado aquecido, especialmente na área de turismo. “Desde o início do ano, a presença de muitos artistas em Salvador. Todos os ensaios bombando. As ruas do centro da cidade lotadas. Nesse momento está chegando mais um cruzeiro. (…) Às vezes estou tendo dificuldade de adentrar na prefeitura porque as ruas, na Praça Municipal, estão lotadas. Isso é muito bom. Bares, restaurantes, hotéis lotados. Todo mundo ganhando dinheiro, surgindo oportunidade de emprego e renda”, resumiu.
Bruno Reis ainda frisou que a Lavagem do Bonfim, parte das festas populares soteropolitanos, é importante também por contribuir com a economia local. “Um evento como esse atrai ainda milhares de fieis que vem do interior da Bahia, de outros cantos do Brasil e até do mundo para participar desta grande caminhada. Até porque quem tem fé vai a pé”, finalizou.
Prefeito reafirma que procurará manter boa relação com Jerônimo e Lula
O prefeito aproveitou a oportunidade para reafirmar que procurará ter uma boa relação com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e com o presidente Lula (PT).
“Continuo com a mesma postura que sempre tive. Quando me elegi prefeito, disse que, independentemente de governador, presidente, iria procurar ter a melhor relação institucional possível. Quando tivesse projetos, iria procurar os governos, como vou procurar. Porém, não vamos ficar na dependência para que esses projetos saiam do papel. Hoje Salvador tem autonomia, independência, e pode andar com as próprias pernas”, disse, em entrevista coletiva. Com informações do Bahia Notícias e Política Livre.