Uma cena de maus-tratos revoltou tutores e protetores de animais que aguardavam atendimento no Castramóvel na última terça-feira (24), no bairro do Bonfim. Um tutor que aguardava atendimento no equipamento manteve animais em um estrangulador e presos nos ferros do toldo da estrutura do serviço.
As cenas gravadas pela população e publicadas nas redes sociais mostram uma cadela que quase foi morta por estrangulamento (confira os vídeos no final da publicação). A polícia foi acionada e o homem que cometeu o crime de maus-tratos foi encaminhado para delegacia para apresentar esclarecimentos.
A secretária de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Promoção Animal, emitiu uma carta de repúdio por conta do episódio. “O sofrimento dos animais importa e deve ser veementemente combatido. Lutamos para que os animais sejam respeitados e tratados com dignidade. Cenas como essas presenciadas no bairro do Bonfim devem ser extintas da nossa sociedade. Para isso é necessário que a justiça atue de forma exemplar na punição desse criminoso”, declarou a titular da SECIS.
Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime previsto em legislação federal. A pena varia de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada nos casos de morte do animal. Com informações de assessoria.