Em 2023, o Carnaval ocorrerá nos dias 20 e 21 de fevereiro, mas muitas cidades já iniciaram suas comemorações em janeiro, com blocos de rua, por exemplo. E o feriadão pode ser aproveitado em diferentes partes do Brasil, desde os que realizam as festas mais tradicionais dessa época, até os que são verdadeiros refúgios em meio à natureza.
Se você não abre mão da folia, Salvador, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo são alguns dos melhores destinos de Carnaval. Para aqueles que aproveitam o feriado para descansar, a Ilha do Mel e a Chapada Diamantina são perfeitas para se conectar com a natureza. Os municípios da Chapada Diamantina seguem como destinos preferidos de quem quer fugir das grandes cidades.
Além dos atrativos históricos e naturais, esse período se tornou um sinônimo de tranquilidade na região, seja para quem prefere descansar, seja para quem quer curtir um carnaval mais tradicional. Quem escolher curtir a folga da folia na Chapada, o que não vai faltar são opções de passeios. A região é rica em trilhas, parques ecológicos, cachoeiras, grutas, balneários, etc. Durante a noite o destaque foi para os centros gastronômicos da região.
Das cachoeiras em Lençóis à tradição das máscaras em Maragogipe, do ecoturismo de Mucugê às praias do litoral, a Bahia oferece neste Carnaval diversos atrativos para os turistas. Quem curte a folia à moda antiga, Rio de Contas é destino certo com seu tradicional Carnaval com marchinhas, fantasias e máscaras que remetem à tradição de Veneza.
Apesar do sossego característico, as cidades chapadeiras não deixam a folia passar em branco. O Carnaval na região segue como o de costume, tradicional, com baile de máscaras e ao som de marchinhas e músicas que marcaram a história da festa na Bahia. O município de Palmeiras também deve ter programação musical para os dias de festejos. A festa acontecerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro.
Vídeo do carnaval em Rio de Contas
A programação inclui música ao vivo nos bares e restaurantes e desfile de blocos acompanhados por charangas. Já em Lençóis, muitos roteiros também podem ser feitos para conhecer atrativos como o Parque da Muritiba, Ribeirão do Meio, Cachoeira do Mosquito, Complexo Arqueológico Serra das Paridas, Balneário do Mucugezinho e outros mais.
Por outro lado, os municípios Andaraí (Igatu), Mucugê, Palmeiras (Vale do Capão), Morro do Chapéu, Rio de Contas, Piatã, Boninal, Abaíra, Ibicoara (Buracão), Jacobina, Iraquara, Nova Redenção e Itaetê são alguns locais com opções para quem quer distância da folia e busca por locais paradisíacos. Essa região do coração da Bahia é destino ecoturístico que reúne história, natureza, belas paisagens, vistas de montanhas e trilhas, rios, cachoeiras e principalmente muita paz. Patrimônio natural, a Chapada Diamantina é um local de nascentes, com fauna e flora de riqueza e belezas naturais únicas.
Vale do Capão
Mais conhecido como Vale do Capão, a Vila de Caeté–Açu, distrito de Palmeiras, é um dos principais redutos de turismo ecológico do Brasil com visitas de aventureiros do mundo. O vale, junto com os municípios de Lençóis, Andaraí e Mucugê, faz parte do chamado ciclo de diamante da Chapada. Morros, picos de montanhas, queda d´água e riachos. No Capão, as trilhas mais percorridas são a Cachoeira da Fumaça e o Morro do Pai Inácio.
Tem ainda o Morrão, os Gerais do Vieira, o Morro Branco e o Vale do Pati. Mas não possui apenas cachoeiras, o turista ainda pode ter acesso a muitas grutas, vales e os três pontos mais altos da Bahia: o Pico das Almas, com 1.958 metros de altura; o do Itobira, com 1.970 metros; e o do Barbado, com 2.033 metros.
Culinária
Além dos cartões postais, o turista ainda pode conhecer a culinária local. No Vale do Capão, por exemplo, o que mais chama atenção nos pratos típicos são as misturas dos temperos com os ingredientes da localidade. Um exemplo disso é o pastel de palmito de jaca, uma iguaria exclusiva do Vale do Capão, que pode ser frito ou assado dependendo do gosto do cliente.
Como chegar
Saindo de Salvador, deve-se seguir pela BR-324 até Feira de Santana. A partir daí, é possível seguir pela BR-116 até o entroncamento com a BR-242 (Bahia-Brasília) ou utilizar-se da BA-052 até Ipirá e, de lá, seguir pela BA-488 até Itaberaba. A partir desta cidade, os dois caminhos seguem iguais sempre pela BR-242. Por via aérea, há voos regulares, que fazem o percurso Lençóis-Salvador e Salvador-Lençóis, além de conexão com Minas Gerais e São Paulo.
Jornal da Chapada