O governador Jerônimo Rodrigues (PT) planeja a elaboração de um projeto para a construção de um ‘trem regional’ interligando os dois maiores municípios da Bahia – Salvador e Feira de Santana – à Chapada Diamantina. A ideia da ferrovia já constava no programa de governo do petista, divulgado no período eleitoral, mas foi reforçada nesta quarta-feira (1º) durante entrevista na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Em Brasília, durante reunião com Lula, Jerônimo pediu a duplicação de rodovias federais que atravessam a Bahia, a conclusão da Ferrovia Integração Oeste-Leste (Fiol), apoio do governo federal para a construção da Ponte Salvador-Itaparica e a implantação de um projeto nacional de segurança pública.
“Quando chegou na parte de cada estado, essa parte [o trem regional entre Salvador, Feira e a Chapada] não interessava a todos os estados. Interessa só à Bahia. E ela não tem um projeto definitivo. A gente tem que elaborar esse projeto”, explicou o governador.
Além da proposta para a ferrovia, estão sendo há alguns meses organizadas propostas de novas rotas aéreas que estão sendo anunciadas para os municípios chapadeiros de Lençóis e Mucugê. Contudo, o acordo ainda está em fase de implementação e não há informações sobre possíveis dias e horários de voos.
As propostas de implementação de ferrovia e novas rotas aéreas de acesso à região têm o objetivo de fortalecer o turismo da Chapada Diamantina.
Com diversos atrativos naturais, seja para manter uma apreciação das maravilhas da natureza ou para se aventurar em destinos de aventura, a Chapada Diamantina está entre os lugares mais fascinantes do país, com uma rica diversidade ecológica. Com informações do Bahia Notícias