O município de Jacobina, na Chapada Norte, voltou a registrar tremor de terra no último domingo (5). Dessa vez o abalo sísmico foi intenso e identificado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis). Segundo relato de moradores, as “casas pareciam que iam cair”. Não há registro de mortos ou feridos.
De acordo com o LabSis, o tremor aconteceu por volta das 17h45, com magnitude preliminar calculada em 2.7 mR. O último evento divulgado pelo Labsis/UFRN no município de Jacobina foi no dia 22 de Janeiro, com magnitude calculada em 1.7 mR.
Esse foi o sétimo abalo registrado na região neste ano, quatro deles ocorreram em Jacobina. Em 2022, Bahia contabilizou 18 terremotos. Deste número, 11 foram no município chapadeiro, cinco em Jaguarari, um em Campo Formoso e um em Curaçá, todos municípios do norte do estado.
Em maio do ano passado, Jacobina contabilizou 16 tremores em apenas um dia. Na ocasião, o de maior magnitude, registrado às 4h48, teve sua magnitude calculada em 2.3 mR. O mesmo aconteceu em 4 de março de 2022, quando o município registrou 17 eventos sísmicos.
Desde fevereiro de 2021, quando foi instalado o sismógrafo na cidade, foram contabilizados mais de 100 tremores. O Laboratório Sismológico da UFRN segue com o monitoramento em tempo real das atividades sísmicas da região. Jornal da Chapada com informações do G1