Ao buscar novos destinos para viagens, turistas conectados com a internet costumam buscar fotos 360° no Google Street View para conhecer a região antes mesmo de sair de casa. Nesse sentido, a Chapada Diamantina se destaca pelas belíssimas fotos 360° disponibilizadas pela ferramenta, uma forma de atalho para a experiência da visão real.
Mas apesar do acervo já existente na plataforma, a maior parte da região chapadeira não está no Street View, o que torna a disputa entre os estabelecimentos da região desnivelada, visto que aqueles que investem em fotos imersivas tendem a atrair mais visitas do que um concorrente que não o possui. Por isso, vale salientar a importância desses estabelecimentos estarem cadastrados na ferramenta, disponibilizando suas imagens via satélite para manutenção da economia local.
Para ter acesso às fotos, é necessário usar o aplicativo do Google Maps e utilizar os dedos para girar a foto. Na ferramenta, escolha a camada satélite e em seguida escolha a opção de camada Street View, e então é só navegar com o zoom e clicar nos pontos azuis da tela para ver fotos 360° de cada lugar.
O formato da imagem é feito com smartphone e qualquer pessoa pode contribuir. No caso dos turistas, isso possibilita visualizar por meio de imagem o local em todos os ângulos apenas com um toque na tela. Com este tipo de imagem, é possível ver o que está à frente a atrás do fotógrafo sem a necessidade de imagens adicionais.
Jornal da Chapada