A prefeitura do município chapadeiro de Utinga publicou nota nas redes sociais na segunda-feira (13) para conscientizar os residentes sobre a importância de manter os terrenos baldios limpos. Essa situação tem tomado contornos difíceis de resolver com o surgimento de insetos e proliferação até de doenças.
“Além de cumprir com o dever, colabora com a saúde pública do município. Terrenos sujos contribuem para a proliferação da dengue, de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões, cobras, entre outros”, informa a gestão na publicação.
De acordo com as informações, a situação acontece em virtude do período chuvoso e das suas consequências naturais, dentre elas o crescimento de mato nos terrenos, e os problemas que isso pode causar à população. A prefeitura administrada pelo prefeito Joyuson Vieira (PSB) informa que a ação de limpeza está de acordo com o código de postura do município, Lei 007/89.
“No capítulo três da lei, parágrafo um, diz que dentro dos limites da cidade, distritos, vilas e povoados, não se admitirá a existência de terrenos pantanosos, cobertos de mato ou servindo de depósito de lixo, e imóveis abandonados ou ruínas devem estar devidamente fechados”, explica a gestão municipal.
A orientação é de que os proprietários dos terrenos os mantenham limpos. “A responsabilidade pelos cuidados com os terrenos é de seus donos. Por isso, pedimos que sejam tomadas as devidas providências para o cumprimento da lei citada, evitando assim a aplicação de multas”, conclui a gestão do prefeito Joyuson Vieira.
Jornal da Chapada