Circula um vídeo nas redes sociais, gravado na madrugada de segunda-feira (6), durante o terremoto na Turquia, em que enfermeiras do Hospital Inayet Topçuoglu, de Gaziantep, ao invés de fugirem do local, tentam desesperadamente salvar crianças e bebês recém-nascidos.
As imagens impressionantes registradas por câmeras de segurança do local, mostram as profissionais resgatando crianças nos quartos e agarradas às incubadeiras que chacoalham com o tremor. Elas afirmaram à imprensa que “poderiam se salvar, mas os bebês não poderiam salvar a si mesmos”. Todos os sete bebês sobreviveram.
«Nosotras podíamos salvarnos, pero ellos no podían salvarse a sí mismos»
3 enfermeras, 3 historias vividas en el Hospital de Gaziantep (Turquía) la noche del terremoto. pic.twitter.com/FOT7Kx499R
— Enfermera Saturada 🫀 (@EnfrmraSaturada) February 13, 2023
Ministro da Saúde
As cenas foram compartilhadas pelo ministro da Saúde da Turquia, Fahrettin Koca, e viralizaram rapidamente. Koca afirmou que há muitos outros exemplos de coragem: “Nossos amigos do Hospital Gaziantep Inayet Topçuoglu salvaram nossas crianças doentes à custa de suas vidas durante o terremoto. Há muitos exemplos disso em outros hospitais. Nosso pessoal que começou correr para as províncias do terremoto no primeiro momento fez o mesmo”.
Até o momento, as equipes de resgate calculam mais de 35 mil mortos nas regiões da Turquia e da Síria atingidas pelo terremoto na madrugada do dia 6 de fevereiro. As buscam por sobreviventes e corpos continuam. Com informações da Revista Fórum.