Os festejos tradicionais de carnaval no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, acabam nesta terça-feira (21), após programação de rua variada e com diferentes ritmos. A folia foi aberta oficialmente na última quinta-feira (16), com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo, e celebra os 300 anos do evento na região.
Foliões moradores e visitantes já curtiram atrações como o cantor Rogerinho, o grupo Batukerê, A Tarraxada, Larissa Marques, a Turma da Bregadeira e Megatron. Em Rio de Contas, houve ainda a tradicional Lavagem do Coreto, Concurso de Caretas, Cortejo das Baianas e brincadeiras para crianças.
Neste ano, por exemplo, o Cortejo das Baianas marcou as celebrações momescas como um dos movimentos tradicionais do melhor carnaval do interior da Bahia. “Comemoremos juntos essa festa incrível e manter viva a cultura da nossa Rio de Contas! Durante o cortejo foram homenageados Luciene Teixeira e Mano Teixeira, in memoriam”, aponta a gestão municipal em publicação nas redes sociais.
Mas nem tudo foi alegria na celebração dos 300 anos de carnavais. Teve internauta que fez questão de debater o formato e as atrações nas publicações oficiais nas redes da prefeitura de Rio de Contas. E as críticas não foram poucas.
“Eu não gostei! Fui ontem e achei horrível! O Carnaval perdeu o encanto com essa música de sofrência nada a ver. O prefeito não devia ter tirado as marchinhas. Os blocos tradicionais vão para principal! E montou outro palco e jogou para o outro lado! Tem que ficar na entrada da cidade porque quando a gente chegar já sente a emoção de ver”, descreve uma moradora.
Para os que gostaram do formato, hoje é o último dia. O quinta dia do Carnaval 2023 em Rio de Contas terá no palco principal Robertinha, Toque Dez e Ely Pinto. E no palco tradicional terá Amigos de Rosalino, Neide Vital e Som de Frevo. “Todos os hotéis estão cheios e muitas casas foram alugadas para o pessoal que veio de fora”, comemora o secretário municipal de Turismo, Cícero Maia.
Jornal da Chapada