Território indígena Payayá em Utinga, na Chapada Diamantina, que ainda não foi demarcado, será alvo de um mutirão nos dias 11 e 12 de março. A informação é do cacique Juvenal Payayá, que está a frente do movimento de proteção da área. Em vídeo divulgado em site de vaquinha on-line, o cacique diz que precisa de recursos para realizar o processo.
“Meus amigos do Fórum Popular da Natureza, aqui é o cacique Payaya. Estou fazendo um apelo a vocês porque nos dias 11 e 12 próximo, nós vamos fazer o cercamento, ou seja, fazer o verdadeiro apoderamento da parte do território que ainda está ‘solto’. Isso é necessário. Nós vamos fazer um mutirão nessas datas. Por isso, pedimos ajuda a você para que possamos realizar o curso. Talvez em volta de R$ 7 mil”, explica Juvenal.
Para colaborar com a ação dos índios Payayás basta acessar o link e fazer a sua doação.
https://www.catarse.me/territoriopayaya. A ideia é fortalecer o território indígena na Chapada Diamantina e promover o resgate ancestral do povo Payayá de Cabeceira do Rio, zona rural de Utinga. Na atividade de março, indígenas e parceiros vão construir a cerca do território que ainda está sem proteção. Para a atividade, os organizadores pedem que as pessoas levem materiais e ferramentas, além de alimentação para os mutirantes.
Jornal da Chapada