Os vereadores do PT de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, Caboré do Zuca e Deli da Beira Rio, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fraude em cota de gênero. A decisão da corte eleitoral aconteceu na última terça-feira (28) de forma unânime. Foram sete votos a zero.
Os ministros concordaram com o argumento do PSDB do município chapadeiro de que o PT havia lançado candidatas mulheres que não fizeram campanha, tendo três delas não obtido sequer um voto. Com a decisão do TSE, cabe agora ao juiz eleitoral fazer uma recontagem dos votos excluindo os do PT para redistribuir as vagas à Câmara.
“Deli da Beira Rio se elegeu no PT, mas tinha migrado para o grupo de Henrique, e por ser da chapa de Gidu Trabuco, candidato petista, o mandato dele cai também”, salienta fonte ligada ao Jornal da Chapada. De acordo com a fonte assumem as vagas na Câmara os suplentes Sérgio do Zuca (PSDB) e Gilvan Fortuna (União Brasil).
De acordo com publicação do site Política Livre, “a ação foi patrocinada pelo escritório Magalhães Neto Advocacia, integrado pelo ex-deputado federal Jutahy Magalhães Júnior, revogou decisão da primeira instância eleitoral e do TRE baiano, que votaram à unanimidade em favor dos petistas”.
Jornal da Chapada