A ex-primeira-dama Aline Peixoto foi eleita com 40 votos a nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O ex-deputado Tom Araújo, candidato da oposição, teve 19 votos dos deputados. A votação ocorreu na tarde desta quarta-feira (8), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. Quatro deputados votaram nulo.
Antes de iniciar a votação, o presidente da Casa Adolfo Menezes (PSD) passou a palavra aos líderes Alan Sanches (UB) e Rosemberg Pinto (PT), das bancadas de oposição e do governo, respectivamente, para encaminharem o voto dos seus grupos.
Em seu discurso na tribuna, Alan Sanches pediu que cada integrante do Parlamento votasse com a consciência. “O que eu peço que a gente, seja homem ou mulher, seja responsável pelo voto e não ceda a pressões políticas. Portanto, votem com a consciência”, disse o líder oposicionista, que pediu votos para o candidato Tom Araújo.
O líder governista Rosemberg Pinto destacou o trabalho da imprensa na cobertura dos debates em torno do assunto na Alba nas últimas semanas, fez elogios às duas candidaturas colocadas no Parlamento e rebateu teses que apontavam imposição de votos em determinada candidatura. “Aqui não há o que se falar em imposição de nada. Os deputados, na CCJ, confirmaram que ambos estão aptos para o cargo de conselheiro. E aqui, nessa data de 8 de março, temos a oportunidade e a responsabilidade de caminhar no sentido de indicar uma mulher para integrar, pela primeira vez, a nossa Corte de contas”, defendeu.
O deputado Hilton Coelho (Psol) pediu a palavra, por meio de uma questão de ordem, para fazer o encaminhamento do seu voto. O legislador argumentou que nenhuma das duas candidaturas atendeu à expectativa do Psol, que pretendia apoiar o nome do deputado Fabrício Falcão (PCdoB), mas o parlamentar acabou por se retirar da disputa. “Nós entendemos que as duas indicações representam a velha política. Por isso, nosso voto será nulo nesse processo”, informou.
A votação transcorreu de forma relativamente rápida, em chamada nominal por ordem alfabética, sendo concluída às 17h10. Neste momento, a comissão escrutinadora passou à contabilização dos votos depositados na urna. O anúncio do resultado ocorreu às 17h20, o que foi seguido do encerramento da sessão pelo presidente Adolfo Menezes.
A ex-primeira-dama Aline Peixoto emitiu nota à imprensa. Confira a íntegra abaixo:
NOTA À IMPRENSA
A eleição da primeira conselheira mulher do Tribunal de Contas dos Municípios ocorreu justamente hoje, 8 de março.
Nosso estado faz história e, mais uma vez, dá um belo exemplo ao país. As brasileiras não aceitam mais serem coadjuvantes, e muito menos nós baianas!
Quero aqui agradecer a cada deputada e deputado por mais este episódio de fortalecimento da democracia e dos ideais republicanos. O Poder Legislativo realizou um processo de escolha transparente e conduzido com lisura.
A confiança depositada em mim será o maior incentivo para seguir em frente e dar o meu melhor.
A Bahia pode comigo para contribuir com todas as iniciativas necessárias para fortalecer ainda mais a corte de controle que tem em seu histórico o trabalho incessante em benefício da população e pela destinação responsável dos recursos pagos pelos contribuintes.
Atuarei ao lado de todos os conselheiros na manutenção do rigor habitual do TCM. Que este seja punitivo quando necessário, porém também educativo, aproximando-se cada vez mais dos gestores.
Meu muito obrigado!
Aline Peixoto