A mensagem falsa de uma suposta publicação do G1 Bahia diz: “Zé Gatinha, governador da Bahia apresenta mascote trans para incentivar vacinação do público LGBTQIAP+”. A novidade foi divulgada durante o lançamento do Programa Vacina Bahia, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
A agência Lupa e a Folha de São Paulo, que tem investigado essas ocorrências, afirmaram na última semana que o portal G1 não publicou a suposta versão de uma criação transsexual do Zé Gotinha e desmentiu de forma contundente a notícia falsa usando a logomarca do Portal G1.
Além disso, ficou provado que ocorreu montagem na imagem que mostra o governador Jerônimo ao lado do suposto mascote, que também teve sua imagem editada.
Lembrando que o G1 também negou ter feito a publicação falsa da matéria que infelizmente tem circulado nas redes sociais, ficando desmentido. Na matéria o, o g1 informa que não publicou uma reportagem com esse título e conteúdo. A imagem é uma montagem obtida por meio de manipulação fraudulenta.
Segundo o governo da Bahia, a foto manipulada foi feita usando como base uma foto real, feita durante visita do governador à cidade de Campo Formoso no dia 10 de fevereiro de 2023.
Na imagem real aparecem a secretária de Saúde do estado, Roberta Santana, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adolfo Menezes, e o ministro Rui Costa (Casa Civil). A montagem suprime as imagens do ministro e do deputado e inserem no lugar a imagem do falso mascote.
Por meio de nota, o governo da Bahia esclareceu que, durante o evento de lançamento do Programa Vacina Bahia, em 28 de fevereiro, Jerônimo apresentou a Maria Gotinha, versão feminina e preta do Zé Gotinha. “Não há registro ou previsão de outras versões do mascote lançadas ou criadas pelo governo baiano”, informou.⠀As informações são do G1/Bahia.