O grupo produtivo Mulheres do Semiárido comemorou a inauguração de uma agroindústria comunitária, nesta quarta-feira (15), pelo Governo da Bahia, na comunidade Barriguda dos Lima, localizada no município de Umburana, na Chapada Norte. O empreendimento, viabilizado por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pró-Semiárido, será utilizado no processamento de alimentos da agricultura familiar para a produção de biscoitos, bolos, pizzas, cocadas, sequilhos, avoadores, entre outros produtos fabricados com matérias-primas dos quintais das famílias agricultoras.
O investimento foi de R$ 236 mil e vai fomentar a geração de renda das mulheres participantes do grupo, de suas famílias e da comunidade. “Apesar das dificuldades e dos ‘nãos’ que a gente enfrentou, nós não desistimos. Quando esse grupo foi formado, ele sabia aonde queria chegar, e estarmos aqui hoje, inaugurando a nossa cozinha comunitária, é motivo de grande alegria”, pontuou a agricultora Edileide Nascimento.
“Hoje é um dia muito gratificante, um dia para celebrar um trabalho feito a várias mãos até chegarmos na inauguração desse empreendimento. Mas, antes de tudo, é um dia para celebrar a força e a grandiosidade dessas mulheres. Celebrar um trabalho coletivo que não foi feito somente junto às mulheres que participam do grupo, mas com as comunidades do entorno e que foi capaz de gerar essa força e concretizar esse sonho. Não adianta ter projeto só com o dinheiro. A gente precisa ter pessoas com sensibilidade para ajudar”, ressaltou Rejane Magalhães, coordenadora local do Pró-Semiárido.
Meirelly Santos foi a técnica que assessorou as agricultoras desde a formação do grupo. “Foi um trabalho desafiador, diante da realidade das comunidades da região, tão desassistidas e que nunca haviam tido assistência técnica. Mas as famílias abraçaram o trabalho e as mulheres deram uma contrapartida enorme de participação e interação, de uma forma surpreendente. Essa conquista, então, é mais que merecida”.
A inauguração contou a presença de representantes das empresas Engie e Enel, do poder público municipal, diretoria e técnicos(as) da Cofaspi, além das famílias agricultoras participantes do Pró-Semiárido, projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). As informações são de assessoria.