Apoiar mulheres com ideias inovadoras e incentivar a produção científica e tecnológica na Bahia. Esse é o princípio do Edital Inventiva, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que aprovou 20 projetos de empreendedoras baianas, com investimento de R$ 1,6 milhão.
O termo que libera o recurso para execução dos projetos foi assinado nesta quinta-feira (16), na Fapesb. O evento contou com as presenças de Handerson Leite, diretor da Fundação, a chefe de Gabinete da pasta, Mara Souza, a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ioná Queiroz, e algumas das mulheres contempladas pelo edital.
Para Handerson Leite, diretor Geral da Fapesb, financiar projetos de mulheres inovadoras pode gerar renda e emprego. “Esses projetos devem florescer, ou seja, eles devem chegar no mercado. Quando eles chegarem no mercado, vai promover trabalho e renda, e, consequentemente, melhora da qualidade de vida do nosso povo. Então, isso é fundamental para que tenhamos ainda mais avanço social da Bahia e também no desenvolvimento econômico, que vai trazer melhoria social”.
Mara Souza, chefe de Gabinete da Secti, acredita que as propostas podem solucionar problemas de forma inovadora. “Esses projetos foram pensados por mulheres para resolver problemas que, provavelmente, elas viveram ou tiveram contato e pensaram em uma solução inovadora. Esperamos que, com o financiamento, as empreendedoras possam concluir os seus projetos e entregar à sociedade inovação”.
Já para a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Ioná Queiroz, o edital fomenta o empreendedorismo feminino. “É um projeto muito importante porque fortalece o potencial das mulheres. Então, estou muito feliz de fazer parte desse grande edital”, diz.
Uma das contempladas pelo Inventiva, Roseane Vieira, criadora do projeto Minha Cesta, uma startup para combater a insegurança alimentar, celebra o financiamento da Fapesb. “Hoje é dia de comemoração. Ver realmente que as mulheres estão conseguindo exercer o seu valor, seu poder na ciência e na tecnologia. Nós podemos chegar onde quisermos. O apoio desse edital é fundamental para que possamos modificar a realidade das pessoas. Ter impacto social de verdade”. As informações são de assessoria.