É realizado neste mês de março o primeiro workshop da Central de Associações Comunitárias de Seabra, na Chapada Diamantina, para operadores dos 74 sistemas de abastecimento de água implantados na região. A ação tem como objetivo fazer a reciclagem dos operadores para desempenharem as funções no dia a dia com mais eficácia.
O Governo do Estado, por meio do projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Bahia Produtiva, financia a implantação de sistemas de abastecimento e de sanitários, enquanto a Central de Associações Comunitárias garante a gestão, operação e manutenção.
Para o operador das comunidades de Mocambo e Cachoeira, no município de Seabra, Gilmar Souza, o workshop trouxe novos conhecimentos para ele desempenhar do seu papel. “Sou operador há mais de cinco anos e, com o workshop, pude adquirir novos conhecimentos para desenvolver este papel tão importante para a minha comunidade.”
Os operadores são escolhidos em reuniões comunitárias e recebem capacitação pela Central para a realização dos trabalhos. Em campo, é ele quem executa as novas ligações, identifica as demandas dos moradores e alimenta os sistemas com cloro ou outros produtos químicos, para que a água seja realmente tratada com qualidade. Os operadores também distribuem as contas para os usuários.As informações são de assessoria.