Menos de 300 mil baianos tomaram a vacina bivalente contra a Covid-19, segundo informações divulgadas pela Secretária da Saúde do Estado (Sesab). O número aponta que somente cerca de 30% das mais de um milhão de doses disponibilizadas na Bahia desde fevereiro foram aplicadas.
O estado possui ainda mais de 5,6 milhões de faltosos com esquema vacinal incompleto. A Covid-19 já matou mais de 31 mil pessoas na Bahia. As vacinas têm validade de 10 semanas depois de retirada dos ultra freezers.
Segundo a Sesab, a secretaria segue em contato com os municípios e realizando campanhas educativas com o intuito de sensibilizar a população. A Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças, atribuiu a baixa adesão do imunizante a falsa sensação de segurança dos baianos em relação a doença e disse ser um equívoco.
“É de extrema importância que as pessoas que compõem o público desta etapa compareçam aos locais de vacinação”, explica Rebouças. A etapa atual da vacina bilavente é destinada ao público de 60 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanentepessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas, além de funcionários do sistema de privação de liberdade.
A Bahia possui 5.617.574 pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto. Do público-alvo de pessoas com 12 anos ou mais, 709.342 (5,6%) estão com a 1ª dose em atraso; 941.178 (7,9%) com a 2ª dose em atraso; 2.841.095 (26,1%) com a dose de reforço em atraso (D3) e 1.125.959* (14,5%) com a 2° Dose de reforço em atraso (D4). As informações são do g1/BA.