O município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, também reuniu seus profissionais de saúde para reforçar a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da democracia e por direitos de acesso à saúde no país durante Conferência Municipal. Esse encontro aconteceu na última sexta-feira (24) como parte da etapa para eleger delegados que participam da Conferência Estadual no segundo semestre.
A principal palestra teve como tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e Democracia – Amanhã vai ser outro dia’ – que está sendo debatido em todos os municípios nas etapas municipais das conferências. Após solenidade de abertura e composição da mesa, os representantes do poder público de Nova Redenção falaram sobre a importância do momento e das mudanças no setor de saúde da região.
Quem ministrou a palestra foi a doutora Maria Leonor Sales Santos Carvalho, representante da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e do Conselho Estadual de Saúde. Ela ressaltou a importância da conferência e da participação de toda a comunidade para o fortalecimento do SUS. A prefeita Guilma Soares (PT) acompanhou as atividades ao lado de titulares de outras pastas e defendeu políticas públicas para o setor na Chapada Diamantina.
Participaram do evento o secretário de Governo Ivan Soares, o vice-prefeito Rodrigo Ribeiro (PP), o presidente da Câmara, vereador Ariston Teles (PT), a secretária de Saúde, Raquel Meyre, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Michely Fernandes Lima, além de coordenadoras, agentes de saúde e endemias, presidentes de associações e toda a equipe de saúde.
A conferência em Nova Redenção também teve a formação de grupos representados pelos segmentos da sociedade civil organizada com a realização de debates e explanação sobre os eixos temáticos do encontro mediados pelos coordenadores. Também foram eleitos os delegados e seus devidos suplentes que vão representar o município de Nova Redenção na etapa estadual. Jornal da Chapada com dados de assessoria.