Março é o mês de conscientização da Endometriose, um problema bastante comum que acomete cerca de 10% das mulheres em idade fértil, segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entretanto, por se tratar de uma doença complexa, que se manifesta de forma diferente em cada mulher, muitas são as dúvidas em torno dela, gerando assim alguns mitos. Com o objetivo de trazer esclarecimentos sobre o tema o ginecologista Dr. Jorge Valente listou seis mitos e verdades sobre a endometriose. Confira:
Mitos
Não pode engravidar nunca
Embora seja considerada a principal causa da infertilidade feminina (cerca 20% a 50% das mulheres inférteis têm endometriose), nem sempre a endometriose vai levar a infertilidade. Existem diversos tratamentos e métodos que possibilitam que as pacientes engravidem e tenha uma gestação tranquila. Além disso, por se tratar de uma doença inflamatória a adoção de hábitos que incluem o acompanhamento com profissional capacitado, boa alimentação e prática de atividade física, também podem contribuir para evitar a infertilidade.
Anticoncepcional é o melhor tratamento
A utilização do anticoncepcional como tratamento não necessariamente irá impedir que a doença avance, o uso de pílulas ajuda a reduzir os sintomas e incômodos sentidos pela mulher, mas, o ideal é que ela seja acompanhada por um profissional. A falta de acompanhamento e investigação pode atrasar o processo terapêutico fazendo com que a paciente passe a apresentar outros problemas relacionados à doença, como por exemplo a infertilidade.
Existe um remédio mágico1
Não existe um remédio ou tratamento mágico para tratar a endometriose. Cada paciente é única e assim como a doença se manifesta de maneira diferente em cada mulher a escolha terapêutica deve respeitar essa individualidade.
Verdades
Medicina integrada é o melhor tratamento
A endometriose é uma doença crônica de característica inflamatória por isso é importante que o profissional tenha uma visão ampla sobre a paciente e não apenas sobre a doença. Manter bons níveis de vitamina D, uma alimentação saudável, o bom funcionamento do intestino, hidratação adequada e noites bem dormidas são fatores essenciais para a eficácia do tratamento e melhora da qualidade de vida da paciente.
Dor pélvica crônica e infertilidade são maiores problemas
A endometriose é uma doença que afeta as mulheres em duas searas muito importantes, primeiro na qualidade de vida, com a dor pélvica crônica e segundo na possibilidade de gestar, causando infertilidade.
Pode aumentar o risco de câncer de ovário
A endometriose é considerada um fator predisponente para o câncer de ovário. Estudos mostram que o risco de uma paciente diagnosticada com a endometriose desenvolver câncer de ovário é duas a três vezes maior, quando comparado com aquelas pacientes que não possuem alterações no endométrio. As informações são de assessoria.