Vinte cidades da Bahia ainda não iniciaram aplicação da vacina bivalente contra Covid-19, até esta terça-feira (28) – mais de um mês após o início da distribuição dos imunizantes no estado. A preocupação das autoridades é que 200 mil imunizantes vencem no início de maio.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as cidades que ainda não vacinaram são:
Ipupiara;
Irajuba;
Itaetê;
Ituberá;
Iuiu;
Lafaiete Coutinho;
Macarani;
Malhada;
Mansidão;
Milagres;
Mucuri;
Novo Triunfo;
Pé de Serra;
Pilão Arcado;
Planaltino;
Santa Teresinha;
São Miguel das Matas;
Saubara;
Varzedo.
Mais de um milhão de doses da vacina bivalente foram distribuídas em 23 de fevereiro deste ano, mas apenas 30% foram aplicadas no estado, como explica a coordenadora estadual de imunização, Vânia Rebouças.
“É bom lembrar que mais de quatro milhões de baianos são públicos elegíveis, para realmente receber essa dose de reforço da bivalente, mas até o momento somente aproximadamente 300 mil se vacinaram, ou seja: existe uma baixa procura na grande maioria dos municípios baianos”.
Para tentar contornar a situação da baixa procura, a coordenadora explicou que algumas cidades criaram seus próprios métodos de vacinação.
“Os municípios vêm desenvolvendo estratégias, alguns promovendo inclusive horário estendido de vacinação, para de fato chamar a população, o público alvo, para atualizar a caderneta de vacinação”. As informações são do site g1/BA.