Indignada, Xuxa Meneghel foi às redes sociais para criticar veementemente o comportamento do líder espiritual do Tibete, Dalai Lama. Em um vídeo que viralizou, o Dalai Lama Tenzin Gyatso aparece beijando uma criança na boca e pedindo para que ela chupe sua língua. O fato ocorreu durante uma conferência no templo de Dharamshala, na Índia, no dia 28 de fevereiro.
As cenas de pedofilia causaram revolta, inclusive na apresentadora: “Essa cena é umas das piores que eu como mãe e criança que foi abusada pode ver: a de um abusador. Ele brinca com a criança de pique esconde e aproveita e passa a mão no corpo de sua ‘presa’, às vezes de médico, de vampiro… e muitas vezes usa da fé, do poder que um líder religioso pode ter”, destacou Xuxa.
“Me vem na cabeça a frase ‘pintou um clima’ do nosso ex-presidente e que depois ninguém mais falou sobre isso. Me lembro dele falando nos dois lugares e as pessoas rindo e aprovando esse ato, como dessa cena nojenta”, relembrou a apresentadora.
“Vi o vídeo todo e vi o desconforto dessa criança ao ser não abraçada e sim quase enforcada… Quantas vezes essa situação ou piores aconteceram pra ele achar normal a ponto de fazer na frente dos outros, quantas vezes esses velhos babões se veem no direito de ‘pintar um clima’ e nada acontecer com eles??? Me responda, me diga o que vai acontecer com esses seres nojentos que acham isso normal?”, questionou.
“Eu consigo imaginar o que acontece com milhões de crianças e adolescentes que são usados, explorados e abusados diariamente. Mas o que vai acontecer com os responsáveis por tanta dor dessas crianças? Apenas nossa indignação? Nosso repúdio? As crianças não podem se defender, temos obrigação de gritar e falar por elas. (Prisão pra qualquer tipo de exploração sexual contra crianças e adolescentes. Lugar de abusador é na cadeia, não importa quem seja. Pra mim é um monstro)”, ressaltou Xuxa.
Perante as imagens divulgadas, Dalai Lama pede desculpa “pelo abraço”. Abraço? Chupar uma língua é bem distinto e tem contornos muito diferentes de um simples abraço. Nos dias de hoje há uma tentativa de banalização da pedofilia e normalização dos abusos sexuais de menores que é… pic.twitter.com/7bJRqqvuNB
— Rita Maria Matias (@ritamariamatias) April 10, 2023
Dalai Lama divulga nota para se desculpar
A imagens causaram revolta na internet e até uma petição acusando o líder religioso de assédio sexual foi aberta no site Change.org. Organizações de defesa das crianças classificaram a atitude do budista como “condenável” e “inaceitável”.
“Algumas notícias se referem à cultura tibetana sobre mostrar a língua, mas este vídeo certamente não é sobre nenhuma expressão cultural e, mesmo que seja, tais expressões culturais não são aceitáveis”, disse o Centro de Defesa das Crianças HAQ, sediado em Délhi, na Índia.
Em nota, o Dalai Lama “deseja pedir desculpas ao menino e sua família, bem como a seus muitos amigos em todo o mundo, pela dor que suas palavras podem ter causado”, acrescentando que “lamenta” o incidente. “Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e divertida, mesmo em público e diante das câmeras”, acrescentou o comunicado. As informações são da Revista Fórum.
Leia também