Quase duas toneladas de cocaína foram encontradas boiando no mar perto da Itália. A polícia do país disse nesta segunda-feira (17) que trata-se de uma apreensão recorde. Para dar uma ideia do tamanho dessa apreensão, a polícia informou que no ano de 2021 inteiro foram apreendidas 20 toneladas de cocaína —e, naquele ano, houve um recorde de cocaína encontrada pelas autoridades.
A droga encontrada recentemente estava armazenada em cerca de 70 embalagens à prova d’água, cuidadosamente lacradas, e envoltas por redes de pescadores equipadas com um dispositivo de sinalização luminosa, disse a polícia italiana, em um comunicado.
Os “métodos peculiares de embalagem e a presença de um dispositivo luminoso para permitir o rastreamento” sugerem que a carga foi despejada no mar por um cargueiro para ser recuperada posteriormente, de acordo com o comunicado.
Aumento de apreensões
As apreensões de cocaína aumentaram mais de cinco vezes de 3,6 toneladas em 2018, observou a polícia na época. Grupos mafiosos dos países dos Bálcãs, como Albânia, Bósnia e Herzegovina e Bulgária, estão crescendo e importando mais cocaína, e a rota para que a droga chegue até lá passa pela Itália. As informações são do G1 Mundo.