O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), criticou, em conversa com o site Política Livre na manhã desta quarta-feira (19), a possível instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões de terra na Bahia por movimentos como o MST.
“Eu acho isso uma covardia. Isso na verdade é tentar dar um troco ou barrar os movimentos sociais, principalmente o grande movimento social que é o MST, que na verdade ocupa terras improdutivas para produzir, colocando comida na mesa do povo. Uma CPI como essa não vai amedrontar o MST, não vai amedrontar os movimentos sociais, a gente vai continuar fazer o que nós sempre fizemos, ocupação de terras improdutivas para produzir”, disse o petista.
“Uma CPI dessa não tem nem embasamento político para tal. Existem outras CPIs para serem instaladas, como a morte de vários militantes do MST e o extermínio da juventude negra”, acrescentou. “Eu espero que os deputados que assinaram essa CPI possam refletir sobre isso, conversar com todo mundo, inclusive com o MST, que merece ser ouvido e respeitado”, completou Suíca.
O edil participou da cerimônia realizada no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública, em Salvador, onde o governo do Estado irá instalar o Comitê Estadual Intersetorial de Segurança nas Escolas e nos Espaços Educacionais da Bahia (Cise). Durante o evento, que contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), foi apresentado o plano de ações no enfrentamento à violência na comunidade escolar de todo o estado. A redação é do Política Livre.