A situação da pista de pouso em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, tem causado preocupação para os usuários de aeroplanos de pequeno porte. O estado de abandono da área, com muito mato, biruta rasgada e portão danificado, torna o local perigoso para o pouso de aeronaves.
Além disso, o campo que deveria ser utilizado apenas para fins aéreos, agora é ocupado por cavalos que utilizam a área como pasto. Porém, no dia 10 de junho de 2021, a prefeitura municipal anunciou em suas redes sociais a recuperação da pista de pouso, com financiamento do governo estadual.
A obra, que foi executada pela Mazza Engenharia LTDA, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura, incluiu roçagem e limpeza da área patrimonial, construção de nova cerca, recuperação da área do perímetro e do receptivo, sinalização vertical (placas de advertências), colchões de sinalização horizontal, construção de uma nova biruta e novo portão de acesso.
No entanto, a Secretaria Municipal de Infraestrutura não soube explicar o abandono anterior da área e informou que o portão foi roubado. A segunda etapa da manutenção, de responsabilidade da Secretaria de Comunicação do Estado, ainda está em andamento.
De acordo com o site ‘Em Pauta’, os usuários de aeroplanos de pequeno porte esperam que a recuperação da pista de pouso em Rio de Contas seja concluída o mais breve possível, garantindo a segurança para os voos na região.
Jornal da Chapada