“O maio amarelo é a semente que nós plantamos, para que os frutos sejam colhidos durante todo o ano”. A declaração da capitã da Polícia Militar, Marília Alcântara, comandante da primeira blitze educativa, realizada pelo Detran-BA (Departamento Estadual de Trânsito), em referência aos 10 anos da campanha do ‘Maio Amarelo’. A ação que ocorreu na orla de Salvador, contou com a adesão de condutores e com a participação de pedestres.
Em parceria com outros órgãos e com a sociedade civil, diversas atividades serão realizadas no mês de maio. Na sede do órgão estadual, as luzes amarelas foram acessas em alusão ao mês que propaga a conscientização no trânsito.
Um dos condutores abordados na blitz falou sobre a importância do mês “a gente sempre acha que essas blitzes são para punir o condutor. Mas, não é verdade. Hoje fiquei muito satisfeito com as informações passadas para mim. Aprendi sobre o maio amarelo, o reforço da necessidade da utilização dos cintos, tanto por mim, quanto pelas pessoas que levo comigo, orientação sobre o respeito ao pedestre e ciclistas e esse quiz que recebi da equipe do Detran de como ser um bom condutor. Queria parabenizar o órgão por essa atuação”, reiterou Rafael Silva, motorista de aplicativo.
Nas escolas e ruas, o departamento vai leva os “Mímicos do Trânsito” com orientações educativas sobre as regras de trânsito, em formato lúdico. O projeto lançado pelo Detran-BA desperta a atenção do público, desde o início do mês de março.
Não seja um monstro no trânsito
O Detran vai lançar a campanha ‘Não seja um monstro no trânsito’. Nas escolas estaduais será apresentada a peça ‘O céu já tem anjos demais’. Na sede do órgão, palestras para os candidatos à primeira habilitação, além da distribuição de panfletos educativos.
No dia 17 de maio, haverá o primeiro ‘Seminário Estadual de Trânsito’. Com o tema ‘Trânsito responsável: como melhorar os indicadores?’, o evento é aberto ao público e será realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). No dia 24 de maio, o Workshop ‘Noções básicas de direção defensiva: quem é o culpado?’ conduzido pelo tenente-coronel Luide Santos reúne motoristas dos órgãos e instituições estaduais, que acontece no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As informações são de assessoria.