A prefeitura de Nova Redenção realizou na última quinta-feira (11) encontro com os produtores de leite para criar meios de aumentar a produção sustentável de leite na região. O objetivo foi articular os produtores com compradores, crédito e assistência técnica para que essa produção cresça de forma orgânica e sem entraves.
O evento contou com a presença do Laticínio Chapada Diamantina, Banco do Nordeste, Sebrae e com a equipe da prefeitura. Os produtores saíram entusiasmados com os resultados obtidos da reunião. Nova Redenção tem um enorme potencial na produção de leite, mas faltavam compradores para estimular a organização da cadeia produtiva.
De acordo com a gestão da prefeita Guilma Soares (PT), na próxima segunda-feira (15) técnicos da equipe da Secretaria de Agricultura vão para o Laticínio receber treinamento para lidar com o recebimento do leite no resfriador.
“Na próxima semana, eles visitarão todos os produtores de leite para orientações sanitárias e testes na qualidade para marcar a data da primeira coleta do Laticínio, com previsão de ser realizada ainda no mês de maio”, aponta a gestão em nota. A equipe da prefeitura também se reuniu com o Sebrae a fim de construir um plano de assistência técnica específico, voltado para a realidade do município chapadeiro junto aos produtores das cadeias produtivas do leite e do mel.
Os envolvidos receberam propostas de projetos para financiamento rural no Centro de Cultura através do programa ‘AgroAmigo’. Foi marcada uma nova data para a próxima semana para a organização de documentos. “Quem estiver interessado em acessar linha de crédito no ‘AgroAmigo’ ou outras linhas de crédito, junto ao Banco do Nordeste, precisa procurar a Secretaria de Agricultura para mais informações”, aponta a nota publicada pela gestão do município.
Jornal da Chapada