Uma caminhonete Fiat modelo Fiorino, com ocorrência de furto registrada em São Paulo, foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na segunda-feira (15), no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Equipe da PRF realizava patrulhamento de rotina na rodovia, quando abordou a caminhonete que estava estacionada em frente a um restaurante.
A inspeção na Fiorino revelou que os elementos identificadores estavam adulterados e que se tratava de um veículo furtado, que circulava com placa clonada. A caminhonete original havia sido roubada em São Paulo, em março de 1995. Essa modalidade de troca de placas é utilizada para tentar ‘burlar’ fiscalizações da polícia.
Aos policiais, o motorista disse que comprou o carro há cerca de 8 meses com um conhecido e que pagou o valor de R$ 8 mil, porém não apresentou nenhum documento comprobatório. Ele informou ainda desconhecer qualquer irregularidade.
Segundo informações da PRF, o homem possui 30 anos e é empresário. Ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Itaberaba para formalização dos procedimentos da lavratura do flagrante. Inicialmente, o acusado poderá responder pelos crimes dos artigos 180 (receptação) e 311 (adulteração de sinal identificador de veículo automotor) do Código Penal.
Crime de adulteração
Os criminosos trocam a identificação do veículo e seus documentos para parecer regular. O carro recebe placa de outro idêntico, e o proprietário desse automóvel, que se encontra em situação regular, torna-se a segunda vítima dos criminosos, e muitas vezes recebem multas de trânsito por infrações relacionadas ao veículo clonado.