Ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 287 pedras brutas de esmeraldas na região do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, na última terça-feira (16). Policiais abordaram uma caminhonete Mitsubishi/Triton, conduzida por um homem de 43 anos. Ele viajava ao lado do pai.
Segundo a PRF, o “dono do material entrou em contradição e em uma das versões relatou que as pedras estavam no porta-luvas há muito tempo e não valia a pena passar pelo processo de lapidação”.
Aos federais, os ocupantes do veículo disseram que estavam retornando de Teófilo Otoni, Minas Gerais, para Campo Formoso, na Chapada Norte. Os policiais também encontraram uma nota fiscal em que constava a discriminação de um montante de pedras preciosas.
“Em vistoria no porta-luvas do carro, os policiais encontraram uma caixa de joias com 287 pedras de esmeraldas não lapidadas, que possuem alto valor no mercado internacional”, aponta a PRF em seu site oficial.
Conforme dados da ocorrência, o motorista teria informado que é empresário do ramo de pedras ornamentais, e que as pedras eram sobras de um cascalho comprado no ano passado.
No entanto, logo depois, ele contou outra versão e apresentou um certificado de origem do material, mas a quantidade informada no documento era divergente do volume apreendido.
A PRF encaminhou a ocorrência para as autoridades competentes, onde as esmeraldas foram entregues para continuidade das investigações e demais procedimentos.
“Vale ressaltar que a exploração mineral, popularmente conhecida como ‘garimpo’, não é uma atividade ilegal no Brasil. Todavia, existem procedimentos e legislações que devem ser seguidas, gerando empregos e renda de forma sustentável”, explica a PRF.
Jornal da Chapada