O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná anunciou que Pastor Itamar Paim (PL), ficará com a vaga aberta na Câmara a partir da cassação do mandato de Deltan Dallagnol (Podemos). Com a substituição, a bancada da legenda, que já era a maior da Casa, chega a 100 representantes.
O pastor Itamar, membro da 59ª Igreja do Evangelho Quadrangular em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, nasceu em Paranaguá e possui 46 anos. Este é o primeiro cargo público assumido por ele.
Nas eleições de 2022, Itamar apoiou Jair Bolsonaro como candidato, obtendo 47.052 votos e declarando um patrimônio de 300 mil reais à Justiça Eleitoral.
A cadeira que pertenceria a Deltan seria ocupada por Luiz Carlos Hauly, o segundo candidato mais votado pelo Podemos no Paraná. No entanto, de acordo com o TRE, Hauly recebeu apenas 11.925 votos, não atingindo o quociente eleitoral.
Cassado
Na noite de terça-feira (16), o ex-procurador da Lava Jato teve seu mandato cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral. O ministro Benedito Gonçalves, relator do caso, afirmou que Deltan agiu de forma capciosa e deliberada, praticando uma série de atos para “fraudar a lei” e evitar a inelegibilidade.
Em uma declaração, o agora ex-deputado criticou a decisão do TSE, chamando-a de uma “canetada ao arrepio da lei e da Justiça”. Ele afirmou que 344.917 vozes do povo paranaense e de milhões de brasileiros foram silenciadas com essa única decisão. As informações são da Revista Fórum.