Perdidas em área remota da floresta amazônica na Colômbia, três crianças e um bebê de 11 meses foram encontradas após sobreviverem a um acidente aéreo ocorrido em primeiro de maio. A mãe das crianças, assim como outros adultos que estavam no voo, morreram após a queda do avião. O caso aconteceu na quarta-feira (17).
“Depois de árduos esforços de busca das nossas forças armadas, encontramos com vida as quatro crianças desaparecidas na queda do avião. Uma alegria para o país encontrá-las com vida”, declarou Gustavo Petro, presidente da Colômbia, no Twitter.
No primeiro dia deste mês, o voo decolou de Araracuara com destino a San José de Guaviare, localizada a quase 400 quilômetros da capital Bogotá e considerado um dos principais centros urbanos da Amazônia colombiana. Após a decolagem, a aeronave sumiu dos radares. O piloto teria revelado problemas nos motores da nave antes de desaparecer.
As autoridades imediatamente começaram as buscas, mas devido ao território remoto e de mata fechada, que apresenta enormes dificuldades de locomoção, os esforços demoraram dias para obter resultado. Os socorristas demoraram cerca de 9 horas em um barco rio acima e em seguida atravessaram uma vasta área lamacenta para chegar ao local da queda do avião.
Após dias sem sinais de vida, na última terça-feira (16) os soldados colombianos, junto com indígenas que vivem na região, encontraram pertences e uma fruta mordida. A descoberta deu esperanças de que houvesse sobreviventes e as buscas prosseguiram até que as três crianças, de 4, 9 e 13 anos, além do bebê de 11 meses, fossem encontrados com vida. As autoridades da Colômbia não revelaram o estado de saúde dos sobreviventes. As informações são da Revista Fórum.