Após fazer pesquisa com 19.731 entrevistados em 26 países do planeta, o Instituto Ipsos chegou à seguinte conclusão: nove em cada dez brasileiros dizem acreditar em Deus ou em um poder superior. O número representa 89% dos entrevistados.
O levantamento, feito entre os dias 20 de janeiro e 3 de fevereiro deste ano, coloca o Brasil ao lado da África do Sul (89%) e da Colômbia (86%). Os países em que menos pessoas afirmaram acreditar em Deus foram o Japão (19%), a Coreia do Sul (33%) e a Holanda (40%). A média global é de 61%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
O estudo chamado “Global Religion2023” foi feito por meio da plataforma online Global Advisor da Ipsos e, na Índia, por meio da IndiaBus. As informações são da coluna de Mônica Bergamo.
Paraíso
Dos que acreditam na existência de um paraíso, os brasileiros também lideram: 79% dos entrevistados no Brasil expressaram essa convicção —mesmo índice do Peru.
Porém, 66% dos cidadãos brasileiros expressaram sua crença na existência do inferno, colocando o país em segundo lugar nessa categoria, logo após a Turquia, com 76%. A Bélgica (16%), Suécia (21%) e Espanha (22%) são os países com menor número de pessoas que acreditam no inferno.
Além disso, a grande maioria dos brasileiros entrevistados (90%) acredita que a fé em Deus ou em forças superiores é capaz de ajudar na superação de crises, como doenças, conflitos e desastres.
De acordo com a pesquisa, 76% dos brasileiros afirmam seguir alguma forma de religião, sendo que a maioria se identificou como cristã (70%). As informações são da Revista Fórum.