A direção do Valencia CF emitiu na manhã desta segunda-feira (22) um comunicado oficial sobre o ataque racista que o jogador brasileiro Vini Jr., atacante do Real Madrid, sofreu por parte dos torcedores valencianos. No comunicado, o Valência afirma ter “compromisso permanente contra o racismo em todas as suas formas” e que a polícia já identificou um dos torcedores que fez gestos racistas para Vini Jr.
“Desde o momento dos fatos, todas as gravações disponíveis estão sendo analisadas, trabalhando o mais rápido possível para esclarecer o ocorrido, a fim de agir com rapidez e contundência”, diz o comunicado. O clube também afirma que os jogadores racistas serão banidos para sempre dos estádios.
Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar.
Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa…
Omitir-se só faz com que você se… https://t.co/RGO9AZ24IA
— Vini Jr. (@vinijr) May 21, 2023
“O Valencia CF já procedeu à abertura de processo disciplinar, aplicará a máxima severidade contra os adeptos envolvidos, expulsando-os do estádio para sempre e colabora com a Polícia e as autoridades competentes para esclarecer o sucedido”.
Vini Jr. recebe onda de solidariedade
O novo ataque racista sofrido pelo jogador Vini Jr. e a péssima reação do presidente da LaLiga, Javier Medrano, que, ao invés de sair em defesa do atleta, o atacou nas redes, causou revolta, mas também uma grande onda de solidariedade em pró do brasileiro.
Queria fazer um gesto de solidariedade ao @vinijr, um jovem que certamente é o melhor jogador do Real Madrid, e que sofre repetidas ofensas. Espero que a Fifa e outras entidades tomem providências, para não deixar que o racismo tome conta do futebol.
— Lula (@LulaOficial) May 21, 2023
Entre as figuras que saíram em defesa de Vini. Jr, está o presidente Lula, que repudiou o ocorrido e exigiu uma atitude dos dirigentes do futebol espanhol.
Confira abaixo a íntegra do comunicado do Valência CF:
“Valencia CF, em seu compromisso permanente contra o racismo e a violência em todas as suas formas, informa que a polícia identificou um torcedor que fez gestos racistas contra Vinícius Jr no jogo da 35ª rodada contra o Real Madrid, disputado no Camp de Mestalla, e trabalhos estão sendo feitos de maneira coordenada para confirmar a identidade de outros possíveis implicados.
Desde o momento dos fatos, todas as gravações disponíveis estão sendo analisadas, trabalhando o mais rápido possível para esclarecer o ocorrido, a fim de agir com rapidez e contundência.
O @vinijr não se conforma com as seguidas manifestações de racismo pelos torcedores em Majorca, em Sevilha, em Madrid, em vários lugares da Espanha destacando uma tendência preocupante que eu gostaria de que a história contradissesse. Gostaria que o povo espanhol mostrasse…
— Gilberto Gil (@gilbertogil) May 22, 2023
O Valencia CF já procedeu à abertura de processo disciplinar, aplicará a máxima severidade contra os adeptos envolvidos, expulsando-os do estádio para sempre e colabora com a Polícia e as autoridades competentes para esclarecer o sucedido. O Clube condena veementemente este tipo de comportamento, que não tem lugar no futebol e na sociedade e que não corresponde aos valores do Valencia CF e dos seus adeptos.
Dessa forma, reafirmamos nossa posição contra o racismo agindo com a mesma contundência de 2019, quando um torcedor que fez gestos fascistas e saudações aos torcedores do Arsenal durante a partida da UEFA Europa League foi expulso para sempre”. As informações são da Revista Fórum.