Mergulhado numa violência sem fim, o México registrou neste final de semana mais um episódio dantesco e sanguinário, em plena via pública. Integrantes de um grupo criminoso, fortemente armados, mataram 10 participantes de um rali, ferindo outras nove pessoas, no momento em que o grupo descansava à beira de uma rodovia, na área urbana da cidade de Ensenada, no estado da Baixa Califórnia, a pouco mais de 150 km da fronteira com os EUA.
Uma van cheia de homens vestidos de preto, encapuzados e portando fuzis automáticos parou na frente dos carros de competição adaptados e, sem que qualquer coisa fosse dita, o grupo começou a executar as vítimas. A ação foi gravada por pessoas que estavam num restaurante bem na frente do ponto onde ocorreu a chacina.
Baja California
Ensenada
Otra masacre en México.
En el poblado de San Vicente, grupo armado llegó a acribillar a participantes del Rally automovilístico de Racer “Cachanillazo”. Al menos diez muertos y cifra similar de heridos. Hasta noche sin versión oficial de autoridades pic.twitter.com/v9y28a1LMM— Contraste Politico (@ConPolTab) May 21, 2023
“Estou em comunicação permanente com a Procuradoria Geral do Estado, bem como com os três níveis de governo para fornecer todas as informações necessárias”, afirmou por meio de comunicado Armando Ayala, prefeito de Ensenada.
As autoridades da Baixa Califórnia, assim como os investigadores federais, anunciaram que uma força-tarefa foi constituída para identificar os autores do massacre e a motivação para o ataque sangrento e covarde. Os sobreviventes foram levados pela Cruz Vermelha para hospitais da Região Metropolitana de Ensenada, um município com pouco menos de meio milhão de habitantes que fica no extremo norte do território mexicano. As informações são da Revista Fórum.