O presidente da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho, participou, na manhã desta terça-feira (23), da reunião do Grupo de Trabalho de Interministerial da Negociação Coletiva. O evento, realizado no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, contou com as presenças do ministro Luiz Marinho e de representantes das centrais sindicais, que discutiram a reestruturação das relações trabalhistas no Brasil.
“Essa reunião foi bastante proveitosa e começou a definir o novo sistema sindical brasileiro e de que forma será feito”, disse Marcelo Carvalho, ao destacar que “é uma honra para a UGT-BA participar desta articulação nacional, que dará uma nova modelagem ao sindicalismo no Brasil, principalmente no que diz respeito a proteção aos trabalhadores e valorização da negociação coletiva”.
Ainda segundo o dirigente sindical, esta é uma série de várias outras reuniões que será realizada entre o Grupo de Trabalho de Interministerial da Negociação Coletiva. “O próximo encontro está marcado para o próximo dia 3 de julho”, revelou Marcelo Carvalho.
Criado em abril deste ano pelo governo federal e com formação tripartite, o Grupo de Trabalho de Interministerial da Negociação Coletiva conta com representantes de vários ministérios, dos empregadores, cujos representantes são as principais confederações patronais e dos trabalhadores, representados também pelas principais centrais sindicais. O presidente da UGT nacional, Ricardo Patah, também esteve presente na reunião. As informações são de assessoria.