A população do município de Abaíra, na Chapada Diamantina, tem vivido momentos de terror com uma série de assassinatos brutais contra animais de rua. Imagens enviadas ao Jornal da Chapada mostram gato pendurado em árvore pelo pescoço em mais um ato violento contra os bichos. Uma internauta resolveu abrir o verbo e pedir ajuda às autoridades. “Estou atrás de todo o apoio para conseguir pelo menos uma investigação da polícia”, salienta Ana Luíza Novais, em contato com o JC no final da tarde desta terça (30).
Extremamente aflita e abalada, Novais fez uma publicação com imagens fortes para chamar atenção sobre a importância do assunto, a fim de que medidas imediatas sejam tomadas. “As imagens mostram a triste realidade enfrentada pelos animais do município de Abaíra. Infelizmente, há meses os animais da nossa cidade estão sofrendo crueldades e sendo brutalmente assassinados. São inúmeros casos de envenenamentos, maus-tratos e, agora, de enforcamentos”, relata a moradora.
Ela está muito apreensiva com a situação e pede ajuda da polícia e do Ministério Público. “O que mais será necessário para que as autoridades se comovam, reajam e procurem uma maneira de solucionarem o imbróglio em questão? É inaceitável tal conduta ainda se perpetuar em uma cidade tão pequena como a nossa. A ineficiência das leis e o conformismo público perante a ações violentas, principalmente aqui, são os maiores inimigos da causa animal”, dispara Luíza.
Questionada do porquê não ter ido à delegacia prestar queixa ao invés de publicar um vídeo com cenas fortes, a moradora foi enfática. “Acreditem, não adianta. Nada é resolvido se não houver uma repercussão e comoção/pressão por parte dos habitantes. Uma cuidadora já foi denunciar o envenenamento de 13 gatos e adivinhem qual foi a resposta que ela recebeu? ‘E você tem provas?’. Provas? Cachorros e gatos sendo mortos em massa. Não são provas suficientes para começarem uma investigação para punirem os criminosos? Haveriam tantas indagações e tanta indiferença com a situação se fosse um ser humano sendo assassinado? Então, a vida de um animal não é válida para vocês?”, completa.
Ana Luíza diz que Abaíra não tem um canil para os animais que vivem nas ruas e que as pessoas cuidam deles com recursos próprios, sem apoio algum. Ela revela que as pessoas vivem com a incerteza se amanhã os animais estarão vivos ou se serão vítimas da maldade humana. “Não é de hoje [são anos] que luto e apoio a causa animal, sofro diariamente com casos como esse. Já vi animais morrerem envenenados, já salvei muitos, mas nunca, nunca vi tamanha atrocidade como essa na vida. Estou horrorizada, revoltada e obcecada para que a justiça seja feita e os infratores sejam punidos”. Na sua publicação, a moradora pede ajuda diretamente ao perfil do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e aguarda respostas. O Jornal da Chapada tentou contato com a polícia em Abaíra, mas sem resposta até o momento.
Jornal da Chapada