A população de Itaberaba compareceu em massa para ato ecumênico que marcou a inauguração do Hospital Regional de Itaberaba (HRI) nesta quinta-feira (1º). Depois de entregue ao povo, a unidade passa a se chamar ‘Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu – Jadiel Almeida Mascarenhas’.
O encontro foi uma convocação do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), que lutou para que a reforma da unidade de saúde fosse realizada. “É o verdadeiro pai da criança”, diz um apoiador durante ato inaugural. Isso porque foi Ricardo que correu para resgatar o hospital fechado há mais de 15 anos.
A inauguração começou às 18h, em frente a sede do Hospital Regional. O espaço lotou com a presença de pessoas de diferentes segmentos da sociedade, especialmente, líderes religiosos, a exemplo do pastor Claudino Júnior, do padre Roni Silva da Paroquia de Itaberaba e da babalorixá Marileide, que representou as religião de matriz africana.
Também estiveram presentes secretários municipais da Administração de Ricardo Mascarenhas como Nogma Britto (Educação) e João Rodrigues (Saúde), que colaborou para a desburocratização no processo de recuperação do Hospital Regional pelo município, que passou a ser gerido pelo governo estadual.
Participaram ainda autoridades comerciais, empresariais e jurídicas, a exemplo dos empresários Gilson Couto (Grupo Flor de Chapada), Francisco Queiroz (Loja Discultura e CDL), Rick Delezzott (Grupo Só Pássaros) e o promotor de Justiça, Thiego de Oliveira Matos. Todos avalizando o legado da administração de Ricardo com a entrega do Hospital Regional de Itaberaba.
“O HRI é um sonho que a gente vem pleiteando há muito tempo. Itaberaba perdeu algumas divisas. Pessoas importantes deixaram de morar no município por falta de um hospital. É um sonho realizado. O prefeito Ricardo Mascarenhas está de parabéns, e agora só nos resta torcer para que o hospital cresça, funcione a contento para Itaberaba e toda regional”, declara Gilson Couto, que também é representante do Clube de Serviços, Lions Clube de Itaberaba.
A bancada de 12 vereadores, representando o Poder Legislativo municipal, responsável pela nomeação do ex-prefeito Jadiel Almeida Mascarenhas (veja aqui) compareceu em peso para a inauguração. Na oportunidade, muitos se manifestaram deixando sua mensagem de felicitação ao ato considerado histórico para o município chapadeiro.
“Para mim é uma grande glória, uma grande vitória. Eu jamais poderia rejeitar um convite do prefeito Ricardo Mascarenhas para estar aqui hoje. Apesar de nós nunca termos comungado politicamente. Mas em um momento como esse, temos que esquecer as divergências políticas e estarmos juntos. Quem bem sabe o que representa esse hospital para Itaberaba e região sou eu que fui provedor dessa unidade por dois anos e meio. Sei o quanto a população sofreu quando o hospital não tinha leitos, não tinha UTI, tendo a gente que encaminhar pacientes daqui para Feira de Santana ou Salvador. E digo, a grande vitória é mesmo do prefeito Ricardo Mascarenhas”, declara Adenor Lima de Oliveira, ex-provedor da Santa Casa de Misericórdia, entidade mantenedora do antigo Hospital Regional de Itaberaba.
Após queima de fogos em celebração à entrega do hospital, foi feito pronunciamento do prefeito Ricardo Mascarenhas. Segundo populares, o gestor entra para a história política e administrativa de Itaberaba como o prefeito que mais realizou no município, superando a administração do seu saudoso pai Jadiel.
Em discurso, visivelmente emocionado, o prefeito ressaltou o cofinanciamento municipal, estadual e federal que viabilizou o resgate da Unidade Regional de Saúde, agradecendo ao então governador Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil do governo Lula, e o ex-deputado Cacá Leão (PP), atual secretário de Governo de Salvador. Foram eles quem apoiaram e colocaram recursos no projeto. “Quando a história for contada, o povo se lembrará deste dia”, sintetiza Ricardo.
O Governo do Estado vai manter o Hospital Regional Piemonte do Paraguaçu Jadiel Almeida Mascarenhas. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e sua comitiva estiveram em Itaberaba, nesta sexta-feira (2), para inaugurar o hospital. No entanto, o prefeito Ricardo Mascarenhas e a Câmara de Vereadores não foram convidados.
Dados técnicos do HRI
O Hospital Regional teve investimento de aproximadamente R$ 30 milhões entre obras e equipamentos. A unidade conta com 70 leitos, 10 deles para UTI adulto. O hospital também vai ofertar leitos de saúde mental, consultas especializadas, cirurgias ambulatoriais, diagnósticos e terapias.
A expectativa é que sejam realizadas mais de 230 cirurgias por mês, além de atender casos de urgência e emergência pediátrica e traumato-ortopedia.
Jornal da Chapada