Um ato de vandalismo no último domingo (4) ocorrido durante a noite resultou em danos significativos a uma torre de transmissão que alimenta diversas subestações localizadas no centro oeste da Bahia, onde fica parte da Chapada Diamantina. A informação é da Neoenergia Coelba, divulgada nesta segunda-feira (5). O ataque atinge diretamente as subestações de Lençóis, Bonito, Águas Belas, Wagner, São Miguel, Iaçu e Itaberaba I e II.
Logo nas primeiras horas após o incidente, cerca de 90% dos consumidores tiveram o fornecimento de energia elétrica normalizado, graças às manobras remotas realizadas na rede elétrica. No entanto, atualmente, uma parte dos municípios de Mulungu do Morro, Cafarnaum, Canarana, Iraquara, Lençóis e Souto Soares encontra-se com o fornecimento interrompido.
Além disso, os moradores de Bonito e Wagner podem enfrentar oscilações no fornecimento de energia durante o dia. “Um efetivo com mais de 80 profissionais, entre técnicos, eletricistas e engenheiros, está atuando para substituir a estrutura danificada e restabelecer todos os clientes no menor tempo possível”, aponta nota da Coelba enviada ao Jornal da Chapada.
O objetivo é trocar a estrutura danificada e normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível. Além das ações operacionais, medidas jurídicas também estão sendo tomadas pela empresa responsável. ‘O departamento jurídico da Neoenergia Coelba registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Irecê, visando a realização de uma perícia no local e a devida penalização dos responsáveis pelo ato de vandalismo”, completa a nota.
Jornal da Chapada