Utilizando as redes sociais, o diretor da Central Médica Penitenciária (CMP) da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap), Tiago Fialho, que é médico, auditor, defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e da igualdade social, comemorou a ampliação de acesso aos medicamentos gratuitos do Farmácia Popular, divulgada pelo Governo Federal nesta semana.
A partir de agora, os beneficiários do Bolsa Família terão acesso, de graça, a todos os medicamentos do programa Farmácia Popular do Brasil. O programa oferece 40 remédios para tratar 11 doenças, agora ampliados para 55 milhões de pessoas.
“A Farmácia Popular voltou! O Governo Federal anunciou que os beneficiários do Bolsa Família terão acesso gratuito a todos os medicamentos do programa Farmácia Popular. Fico bastante contente em saber que um programa de saúde pública está de volta para bem atender a saúde de todos os brasileiros e brasileiras”, disse o diretor.
Uma das mudanças no Novo Farmácia Popular é para o público geral: além de hipertensão, diabetes e asma, que já são oferecidos de graça, os remédios para osteoporose e anticoncepcionais também serão gratuitos, para todas as pessoas. O programa ainda oferece descontos que chegam a 90% para o público, em remédios que tratam colesterol alto, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e itens como fraldas geriátricas.
Fialho elogiou a medida, e aproveitou para parabenizar o governador Jerônimo Rodrigues pelo alinhamento com o presidente Lula. “Parabéns ao Governo Federal e ao Ministério da Saúde pela recondução desta política pública que atende aqueles que mais precisam. Com Lula lá e Jerônimo aqui, seguremos transformando a vida das pessoas. Na condição de médico, reafirmo a importância de políticas públicas para a área de saúde”, completou.