Um ato de crueldade chocou o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Um cachorro foi brutalmente espancado com pelo menos oito pauladas na praça J.J. Seabra. O crime, registrado na delegacia nesta quarta-feira (14), será investigado pela Polícia Civil, mas até o fechamento da matéria, ninguém foi preso.
A informação de que o animal morreu foi publicada pelo site g1 Bahia, mas segundo informações de moradores e da clínica que cuida do cachorro ele está vivo e se recuperando. A informação foi confirmada pelo Jornal da Chapada na noite desta quarta. De acordo com dados apurados pelo jornal, o cachorro se chama Duke – também conhecido como Pretinho – e deu entrada em uma clínica de Itaberaba por volta das 15h30. O animal ainda está sendo atendido pela equipe.
“Vou passar notícia dele aqui pra tranquilizar todos vocês que estão preocupados e querem ajudar. Mas não poderei passar muitas informações do paciente aqui no grupo por ser antiético e não gerar desencontro de informações. A partir de agora vamos passar o boletim dele para o responsável”, salienta nota enviada ao Jornal da Chapada.
Ainda segundo as informações encaminhadas ao jornal, Duke está bem debilitado e assustado. Ele chegou na clínica extremamente agressivo. Apresenta hemorragia no olho e boca… Muita dor abdominal e torácica na palpação. “Estamos aguardando o veterinário para fazer o USg e ver se tem hemorragia interna também. Apresenta hipotensão, mas acreditamos ainda estar em estado de choque. Vamos seguir monitorando isso”.
Dados apontam que a avaliação clínica não apresentou fratura aparente em membros e coluna. “Mas para ter certeza só fazendo raio-x. Já foi medicado e está bem menos agressivo, provavelmente porque a dor diminuiu com a medicação. Vamos emanar energia positiva para Duke! Deus no comando. E que Deus abençoe cada um que se mobilizou pra ajudar e também todos que estão preocupados com ele”, finaliza a nota.
Os vídeos que circulam nas redes sociais mostram a doçura e a amizade que o cachorro tinha com as pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. O animal era conhecido por ser considerado parte da comunidade local. A crueldade da agressão despertou a revolta e o desejo por justiça entre os moradores de Itaberaba e da região chapadeira.
As agressões foram capturadas por uma câmera de segurança, que registrou o momento em que o suspeito se aproximou do cachorro com um pedaço de pau. Mesmo quando o animal tentou fugir após o primeiro golpe, o agressor continuou a persegui-lo e a desferir golpes violentos.
O cachorro foi atingido repetidamente e acabou caído no chão. Mesmo após o animal parar de se mover, o suspeito continuou com as agressões. Em seguida, ele saiu caminhando normalmente pela praça, deixando o animal ferido e agonizando.
O Jornal da Chapada optou por não divulgar o vídeo com as imagens cruéis do ocorrido, prezando pela sensibilidade de seus leitores.
A prefeitura de Itaberaba emitiu uma nota de repúdio em suas redes sociais, confirmando o ocorrido e manifestando sua indignação diante do crime cruel. Embora a polícia ainda não tenha divulgado o nome do suspeito, moradores da cidade afirmam que ele é funcionário terceirizado de uma pizzaria localizada na Praça J.J. Seabra, onde o crime aconteceu.
A ‘Oba Oba Pizzaria e Pastelaria’, responsável pelo estabelecimento, pronunciou-se em uma rede social, informando que o agressor é de fato um funcionário terceirizado, e que foi afastado do posto que ocupava. A empresa também repudiou veementemente as ações violentas cometidas pelo indivíduo.
As autoridades estão empenhadas em investigar o caso e garantir que o responsável por essa barbárie seja identificado e punido de acordo com a lei. A comunidade local está profundamente abalada com o ocorrido e clama por justiça, repudiando qualquer forma de violência contra animais.
Jornal da Chapada