Os artistas e todas as pessoas envolvidas no setor de cultura do município de Ibiquera, na Chapada Diamantina, foram surpreendidos com o veto da Câmara de Vereadores a um projeto do Executivo que cria crédito especial para liberação de recursos da Lei Paulo Gustavo. Em votação na Casa Legislativa, a peça foi recusada por 4 votos contra e 3 votos a favor, mais uma abstenção. O valor total de mais de R$ 61 mil ficará parado até uma nova intervenção da gestão do prefeito Ivan Almeida (PP).
Em contato com o Jornal da Chapada, o gestor chapadeiro repudiou o veto e cobrou atenção dos edis aos artistas, produtores e todos envolvidos em eventos no município. “A abertura do crédito especial ajudaria o nosso município no setor de cultura, bastante abalado devido a pandemia de covid-19. São recursos da lei federal Paulo Gustavo, que direciona recursos para o setor em todo o país. Os vereadores de oposição, que hoje são maioria, votaram contra o projeto. Infelizmente teremos de buscar outros meios para que esses valores sejam liberados”, sintetiza Ivan Almeida.
Votaram contra o projeto de cultura os vereadores de oposição Josafá (PP), Rafael (PSD), Sandra (PSD) e Zé Raimundo (PP). De acordo com informações, os edis deram um tiro no pé ao tentar usar o projeto do Executivo de forma política para tentar desgastar o governo de Ivan. Segundo apuração do Jornal da Chapada, a situação coloca em xeque a participação dos vereadores nas questões fundamentais do município de Ibiquera. “Eles querem que os artistas batam nas portas das casas deles?”, salienta um morador revoltado com a situação.
Jornal da Chapada