Durante uma entrevista exclusiva concedida ao renomado jornalista Reinaldo Azevedo em seu programa Reconversa, exibido no dia 22 de maio, a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), reafirmou com coragem e determinação sua luta e identidade como mulher trans, deixando claro que não se importa com os julgamentos da sociedade.
Em certo momento o jornalista questionou Erika sobre sua identidade de gênero, levantando o fato de que, para a sociedade e a biologia, ela foi considerada um menino em algum momento. Ele perguntou se sobrava algum traço masculino em sua identidade ou se essa questão nem se colocava.
De forma eloquente, a deputada respondeu que a própria pergunta já traz a resposta: “Você foi para a sociedade. Você foi para a biologia, para mim mesma eu nunca fui. Então não tem como sobrar algo que nunca existiu. Eu fui [menino] aos olhos do outro. Eu fui a partir da determinação do outro.”
Erika ressaltou a importância dessas provocações e questionamentos, destacando que eles podem ser oportunidades para dialogar sobre questões de identidade de gênero com públicos que talvez nunca tenham tido contato com esse tipo de debate e que possuam preconceitos arraigados. A deputada vê nesses momentos uma chance de desconstruir estereótipos e ampliar a compreensão das pessoas sobre diversidade e respeito.
Jornal da Chapada