O futebol sempre foi considerado um esporte conservador em se tratando de mudar regras ou aperfeiçoar práticas dentro das quatro linhas.
Porém, em uma única “tacada”, a International Football Association Board (IFAB) colocou em vigor em julho alterações em sete regras da modalidade. Confira o que mudou:
— Postura dos goleiros na hora dos pênaltis
Os goleiros precisam ficar em cima da linha, em frente ao cobrador, sem agir de uma maneira que distraia o adversário. Também não podem retardar a batida e tocar nas traves e na rede.
— Expulsão após pênalti
O árbitro, agora, só deve expulsar o jogador que cometer pênalti caso ele não tenha disputado a bola em momento algum da jogada. Se o atleta cometer a infração tendo demonstrado a tentativa de parar o lance na bola, ele não deverá ser expulso.
— Tempo em comemorações
Com as novas determinações, o tempo gasto em comemorações de gol também serão considerados pelos árbitros para a definição dos acréscimos de cada etapa do jogo.
— Cartões para os técnicos
Caso o árbitro não consiga identificar um determinado integrante da comissão técnica ou jogador reserva que tenha cometido uma infração, o cartão deverá ser dado para o treinador.
— Invasão do campo no momento do gol
Caso um jogador ou integrante da comissão técnica do time que assinalar um gol esteja dentro de campo e interfira diretamente na jogada, o árbitro deverá anular e o jogo será reiniciado com falta no local onde o “invasor” estava. Em contrapartida, o gol será validado se o representante da equipe que sofreu o tento invadir o campo e interferir diretamente na jogada.
— Como fica o caso do jogador impedido que recebe a bola do adversário
A nova regra aponta que o auxiliar não deverá levantar a bandeira quando o atleta impedido receber a bola de um adversário com “total controle” da bola e de seu corpo naquele momento. A exceção se dará quando o goleiro rebater um chute adversário e a bola se oferecer para um jogador impedido. Neste caso, o lance será anulado.
— O poder do árbitro assistente reserva
Antes das mudanças, a regra permitia que somente árbitro, assistentes, quarto árbitro e árbitros assistentes adicionais podiam dar suas opiniões durante a partida. Com as alterações, o árbitro assistente reserva também poderá participar das comunicações entre eles. As informações são da Revista Fórum.