O escritor Itamar Vieira Lima participa da Fligê 2023, feira literária que chega a sua sexta edição, sempre realizada na cidade de Mucugê e na Vila de Igatu (Andaraí), região da Chapada Diamantina. Itamar Vieira Lima foi destaque na edição da Fligê 2019, com o lançamento de seu aclamado romance Torto Arado (Todavia, 2019), que venceu o prêmio Jabuti de Romance Literário em 2020 e chegou a marca de mais de 10 mil unidades vendidas no mesmo ano.
Ambientado na Chapada Diamantina, com seu povo, seus costumes e sua religiosidade, Torto Arado aborda, com seus personagens fortes e narrativa impactante, as questões de territorialidade, memória e oralidade das comunidades quilombolas da região. Ao participar da mesa “Ânimo de invenção e tradição literária”, da Fligê 2019, Itamar relatou a influência que a Chapada Diamantina exerce em sua literatura.
“Costumo dizer que a Chapada me deu chão e alma para escrever essa história e é a primeira vez que estou aqui com o livro, depois dele ter atravessado o oceano. Trazer essa história que é tão nossa e que é sobre me deixa muito honrado”, afirma. “Em síntese, a Chapada Diamantina e a Vila de Igatu são paisagens que mostram muito da formação da sociedade brasileira”.
De volta à Fligê em 2023, o escritor promove o seu novo livro, ‘Salvar o fogo’ (Todavia, 2023). Para os leitores de seu romance predecessor, será uma oportunidade de reencontrar a personagem Maria Cabocla, vizinha de Belonísia, uma das protagonistas de Torto Arado.
Para os novos e antigos leitores, a participação de Itamar Vieira Junior na Fligê será uma oportunidade de conhecer os autores pessoalmente, ouvir debates sobre literatura e participar das trocas entre leitores que a Fligê promove entre os dias 16 e 20 de agosto. As informações são de assessoria.