Um guia deu de cara com uma cobra caninana nervosinha durante visita a uma trilha no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no município de Palmeiras. O vídeo de poucos segundos mostra a ira da serpente ao encontrar com o homem. Aparentemente, uma visita desagradável para a caninana.
“Olha como ela fica nervosa e eu não estou fazendo nada, só estou filmando. Ela fica toda brabinha. Eu não estou fazendo nada em você meu amor. Tchau, vá com Deus”, narra o guia Fernando Ladeia no vídeo. Nas imagens é possível ver a caninana com suas manchas em preto e amarelo ameaçando atacar o turista enquanto é filmada. A canina infla o pescoço e vibra a cauda para assustar o homem.
Ela se encolhe para pegar impulso e parece pular em ‘S’ em cima do turista. Na sequência ela segue para a área de mata. A estratégia é supostamente usada para distrair a possível ameaça. Além disso, a cobra ainda emite um som potente para colocar a ameaça para correr.
Conheça a cobra caninana
A cobra caninana é uma espécie grande encontrada na América Central e do Sul. É uma das maiores cobras das Américas, com adultos tipicamente atingindo 1,8 a 2,7 metros, embora algumas espécies possam exceder 3 metros.
Tem um corpo robusto e musculoso, coberto de escamas lisas. A coloração varia, mas geralmente inclui tons de marrom, cinza ou verde-oliva com faixas cruzadas escuras. A cabeça é grande e triangular, com cavidades sensíveis ao calor localizadas entre os olhos e as narinas.
A serpente possui veneno potente, principalmente neurotóxico, que afeta o sistema nervoso e pode causar insuficiência respiratória. As picadas desta cobra podem ser fatais para os seres humanos se não forem prontamente tratadas com antiveneno. Atenção médica deve ser procurada imediatamente em caso de mordida.
Cobra caninana são terrestres, mas também são capazes de escalar e podem ser encontrados em árvores. Essas cobras são principalmente noturnas, caçando à noite pequenos mamíferos, pássaros e, ocasionalmente, outros répteis. As informações são do portal NDmais.