A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis participa, desde o último final de semana, em Irecê, na Chapada Diamantina, da 47ª edição da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), ação que visa fiscalizar e combater crimes ambientais na Bacia do Rio São Francisco. Participam também o Ministério Público, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
Quarenta órgãos federais, estaduais, municipais e representantes da sociedade civil estão divididos em 23 equipes que passarão por 18 municípios que abrangem a Bacia, com ações preventivas, inspeções, fiscalizações, combate ao desmatamento, preservação dos recursos hídricos, impactos dos agrotóxicos, pesca predatória, abate ilegal de animais silvestres, entre outras atividades.
“É uma ação que reforça o comprometimento da PM com a proteção ambiental. É fundamental a preservação do nosso ‘‘Velho Chico’’ e a melhoria de qualidade de vida dos povos ribeirinhos ”, disse o major George Porto, comandante da Cippa. Ao final das ações, será realizada audiência pública para apresentar os resultados da FPI para os gestores municipais, representantes da sociedade civil e organizações sociais da região. As informações são do site da SPP.